Situação de Aprendizagem Coletiva

Tema: Vida e Ambiente

Subtema: Conservação do Meio Ambiente

Público Alvo: 5ª série / 6º ano

Tempo Previsto: 6 aulas

Conteúdo:
Lixo;
Reciclagem;
Consumismo;
Preservação.

Habilidades:
Identificar características dos materiais, utilizando-os para classificá-los de acordo com suas propriedades específicas;
Reconhecer diferentes tipos de materiais no cotidiano e no sistema produtivo, com base em textos e ilustrações;
Observar o meio ambiente à sua volta, identificando maneiras de contribuir para preservação do meio;

Estratégias:
 Leitura, interpretação de textos, pesquisas orientadas de informações na internet ou outros meios de comunicação e vídeos.

Recursos:
Cópia de textos;
 Pesquisa na SAI;
Data show.

1ª Etapa: Sondagem
Observação do ambiente escolar, promover saídas para o pátio com as salas envolvidas, para realizar pesquisas de campo, e verificar a quantidade de lixo produzido pelos alunos.

2ª Etapa: Problematização.
Como se encontra o ambiente ao chegar na escola? Limpo ou sujo?
Como você contribui para manutenção da limpeza desse ambiente?
Você mantém o espaço que utiliza diariamente (carteira, cadeira, chão, banheiro) limpos?

3ª Etapa: Vídeos
1º Ilha das Flores
2º WWF – Filme Eco

4ª Etapa: Leitura do Texto  (ANEXO)

Avaliação: Observar a mudança do meio, estabelecendo comparação com o antes e o depois, verificando a postura do aluno diante da problemática.
Analisar a quantidade do lixo produzido e a limpeza após a aplicação desta situação de aprendizagem.

Texto: Lixo
Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais.
Esse fenômeno é uma das  consequências do aumento populacional nas cidades,consumismo, produtos descartáveis, além do modismo, pois existe uma “necessidade” de se adquirir objetos mais modernos.
Consequências:
Grandes quantias de dinheiro são destinadas à coleta.
Tratamento do lixo urbano.
Proliferação de insetos e pragas.
Transmissão de doenças.
Poluição visual.
Entupimento de bueiros.
Origem do Lixo
Domiciliar: alimentos, papéis, plásticos, vidros, papelão, produtos deteriorados, etc.
Industrial: cinzas, lodos, metais, cerâmicas, madeira, borracha, resíduos alcalinos, etc.
Hospitalar: embalagens, seringas, agulhas, curativos, gazes, ataduras, peças atômicas.
Lixo tecnológico: computadores, pilhas e aparelhos eletrônicos em geral.
Coleta Seletiva
Conscientização da população.
Política dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Alternativas mais eficiente para reduzir o lixo.
A falta de:
Estrutura;
Incentivo político e financeiro;
Destino adequado;
Profissionais qualificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário