Eixo: Ciências e tecnologia
Subtema: Energia no cotidiano e no sistema produtivo
Tempo previsto: 5 aulas
Público Alvo: 7ª série/8º ano
Objetivo:
Compreender como a energia elétrica chega até as nossas casas;
Observar aparelhos que faz uso da energia e seus respectivos gastos;
Perceber a possibilidade de economizar energia com pequenas atitudes.
Habilidades:
Identificar diferentes formas de utilização de energia elétrica no cotidiano, na cidade e no país.
Classificar as tecnologias que utilizam eletricidade em função de seus usos.
Estratégias:
1ª Leitura do texto: Energia Elétrica
Texto Energia Elétrica
Os avanços tecnológicos dos últimos séculos se mostraram de extrema importância para a sociedade moderna. Equipamentos eletroeletrônicos, como computador, televisão, aparelhos de som, condicionadores de ar,
aquecedores e diversos outros equipamentos só existem graças à energia elétrica.
A descoberta das cargas elétricas por Tales de Mileto, na Grécia antiga, foi fundamental para a evolução tecnológica dos tempos modernos. A energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho. Essa forma de energia pode ser obtida através da energia química ou da energia mecânica. Através de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia elétrica.
2ª Análise do vídeo: Hidrelétrica: principal fonte de energia do Brasil
Vídeo: Hidrelétrica: principal fonte de energia do Brasil
Atividade:
1- Preencha a tabela referente aos aparelhos de sua residência
Aparelho
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Modelo do
Aparelho
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Gasto (kw/h)
|
Televisão
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Geladeira
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Micro
ondas
|
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Computador
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Vídeo
Game
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Chuveiro
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||
Ferro
de passar
|
||
Lavadora
de roupas
|
||
Secador
de cabelos
|
2- Construir um gráfico com os dados da tabela para visualizar os gastos dos aparelhos.
3- Escreva um texto relatando suas ideias em relação à construção de uma hidrelétrica ( impactos ambientais).
4- O que você faria para economizar energia elétrica em sua casa?
5- Socializar as ideias através de debates e cartazes.
3ª Avaliação: Será realizada através da análise do desempenho dos alunos na hora de pesquisar, trocar ideias com os colegas, montar os gráficos, e expor suas conclusões. Será no âmbito formativo do desenvolver da atividade.
Mayra, Mariana e Maria Aparecida Pessoa Gonçalves Benvindo
Tema:
Ciências e tecnologia
Situação
de Aprendizagem: A tecnologia e os seres vivos
Esta Situação de Aprendizagem
proporcionará aos alunos a oportunidade de conhecer alguns métodos de
conservação e produção dos alimentos, com o uso de microrganismos.
Para isso, o trabalho
será desenvolvido em etapas bem delimitadas. Em linhas gerais, após uma
introdução, os alunos observarão um experimento e farão pesquisas
bibliográficas. Com isso, serão trabalhadas competências e habilidades
referentes à execução de uma pesquisa escolar e à organização e análise de
dados e elaboração de relatórios e relatos orais.
Tempo
previsto: 6 aulas.
Conteúdos
e temas: Os microrganismos e o ambiente, sua relação com a
produção e a conservação dos alimentos.
Competências
e habilidades: Identificar e descrever a participação
de microrganismos na conservação, deterioração de determinados alimentos
(carne, leite, iogurte, etc.) com base na leitura de imagens ou em análise de
resultados de experimentação; reconhecer procedimentos utilizados em casas ou
residências para a conservação de alimentos a partir de ilustrações; procurar e
selecionar fontes de pesquisa bibliográficas; localizar e reunir informações
que tenham relação com a produção e conservação dos alimentos; analisar a
pertinência das informações localizadas com base nas questões de interesse;
emitir opiniões, com argumentos.
Estratégias
de ensino: execução de atividade prática simples; exposição
dialogada; proposição de orientação de pesquisas bibliográficas; orientações
referentes à confecção de cartazes e de relatórios.
Recursos:
livros; internet; folha de cartolina; canetas hidrográficas coloridas de ponta
grossa; imagens de alimentos sendo produzidos ou em decomposição; tesoura;
cola; régua; dois recipientes transparentes com tampa; pedaços de pão; alimentos
colonizados por microrganismos; lousa e giz.
Avaliação:
Roteiro
da Situação de Aprendizagem
Etapa
1 – Sondagem inicial e sensibilização
O primeiro momento desta Situação de
Aprendizagem é exploratório. Para isso, você pode propor aos alunos uma tarefa
a fim de diagnosticar a compreensão inicial a respeito do tema trabalhado.
Nesse sentido, é interessante incentivar reflexões individuais, seguidas por
uma grande síntese coletiva.
Com intuito de promover as reflexões,
peça aos alunos que respondam às questões a seguir:
1.
Por que os alimentos estragam?
2.
Quanto tempo leva para que o alimento
fique estragado?
3.
O que interfere nesse processo?
4.
Podem ser ingeridos os alimentos mofados?
5.
Existe diferença na conservação dos
alimentos que ficam em ambiente resfriado?
Etapa
2 – A situação-problema
Realizar experimento
para verificar o bolor no pão e propor a resolução deste problema: Por que o
pão ficou embolorado? O que ocorreu?
Pedaços de pão de
tamanhos semelhantes deverão ser utilizados, um deverá ser colocado em um
recipiente fechado (transparente) e outro em recipiente aberto. A duração do
experimento será de 20 dias.
As hipóteses para os
resultados deverão ser anotadas.
Os alunos deverão observar
diariamente o experimento e realizar relatos de resultados. Organizá-los em uma
tabela facilitará a análise posterior.
|
Pão
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Cor
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Textura
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Aparência
|
Cheiro
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Recipiente I
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Recipiente II
|
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|
Etapa
3 – Elaboração de cartazes
Algumas
imagens devem ser levadas aos alunos, que deverão ser dispostos em grupos, para
análise. Estas deverão ser agrupadas em alimentos que são facilmente
estragados, ou não e locais de armazenamento.
Etapa
4 – Pesquisa bibliográfica
As questões para
nortear a pesquisa devem ser as mesmas da sensibilização. Vale lembrar que,
além das perguntas citadas, cada grupo pode criar questões próprias.
A
primeira fonte de pesquisa deverá ser o livro didático adotado pela escola, mas
é fundamental que os alunos não fiquem restritos a ele.
Etapa
5 – Discussão dos resultados
Alguns
alimentos colonizados por microrganismos devem ser oferecidos aos grupos para
que eles descrevam o observado.
Por meio de um debate,
os resultados e conclusões sobre o tema serão expostos. O professor deverá mediar
às discussões.
Avaliação:
Respostas, tanto orais quanto escritas, dos alunos para as questões de
interpretação de imagens e de resultados experimentais; texto individual de
divulgação dos resultados da pesquisa; participação nos grupos, bem como em anotações
realizadas durante as aulas pelo professor.
Mirella Godoy
Situação de aprendizagem “Dengue” Ciências 5ºSérie/
6º Ano
Tempo Previsto: 6 aulas
Conteúdos e temas: De onde vem e como é o Aedes
Aegypti e como ocorre sua transmissão.
Competências e habilidades: Identificar as doenças
humanas transmitidas por água contaminada e as formas de preveni-las, conhecer
essa doença em seu meio, identificar as formas de contagio e prevenção, assim
como os sinais, sintomas e cuidados básicos para a cura.
Estratégias de ensino: Aulas expositivas,
relatórios, debates, teatros e relatórios.
Recursos: Lousa e giz, folhas de cartolina, canetas
coloridas, imagens, músicas, internet, tesoura, cola, régua.
Sondagem: Perguntar aos alunos sobre seus conhecimentos
sobre o mosquito Aedes Aegypti, de onde ele vem e como ocorre sua transmissão.
Problematização: O trabalho com o meio ambiente deve
ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de
experiência e ensinar-lhes formas de participação, para que possam ampliar a
consciência sobre questões relativas ao meio ambiente e assumir de forma
independente e autônoma atitudes e valores voltados á sua proteção e melhoria.
Promover a participação dos alunos na organização de
suas experiências de aprendizagem, dando-lhes a oportunidade de tomar decisões
e aceitar suas consequências.
Estabelecer para os alunos de todas as idades, uma
relação entre a sensibilização ao meio ambiente, a aquisição de conhecimentos,
atitude para resolver os problemas e a clarificação de valores, procurando,
principalmente, sensibilizar os mais jovens para os problemas causados pela
Dengue na sua própria comunidade.
Etapa 1
- Palestra – Tema: O mosquito transmissor da Dengue.
-Brincando e aprendendo: Confecção de cartazes
(espalhar pela escola e locais de maior acesso: bares, lojas, pontos de ônibus
, próximos à escola).
- Estudo do texto: De onde vem e como é o Aedes
Aegypti.
Etapa 2
- Cantando e aprendendo: Ciclo de vida da Dengue -
“Melô do mosquito dengoso”
MELÔ DO MOSQUITO DENGOSO
Melodia: “ A barata diz que tem”
O MOSQUITO DIZ QUE QUER
COM UM BEIJO LHE AGRADAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE QUER LHE ATACAR
AH! AH! AH! OH!
OH! OH!
ELA QUER LHE ATACAR!
O MOSQUITO DIZ QUE VAI
UM DIA LHE CONQUISTAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE QUER É LHE MATAR
AH! AH! AH! OH!
OH! OH!
ELA QUER É LHE MATAR
ESSA FÊMEA TÃO LEVADA
DIZ QUE N’ÁGUA VAI BRINCAR
É MENTIRA DA VAMPIRA
ELA VAI É PROCRIAR
AH! AH! AH! OH!
OH! OH!
ELA VAI É PROCRIAR.
O MOSQUITO DIZ QUE A DENGUE
NÃO É NADA DE ASSUSTAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
NÃO DEIXE A FÊMEA BOTAR.
AH! AH! AH! OH!
OH! OH!
NÃO DEIXE A FÊMEA BOTAR
SÓ DEZ DIAS É QUE GASTAM
OS OVINHOS PRÁ CHOCAR
FIQUE ESPERTO E SE CUIDE
PARA O MOSQUITO MATAR
HÁ! AH!
AH! OH! OH! OH!
PARA O MOSQUITO MATAR
NOS PNEUS, GARRAFAS VELHAS
ÁGUA LIMPA E PARADA
LÁ ESTÁ O GRANDE PERIGO
A LARVINHA ESGANADA
AH! AH! AH! OH! OH! OH!
A LARVINHA ESGANADA!
O MOSQUITO DIZ QUE A DENGUE
VAI LHE DAR É MUITO AMOR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE TRAZ É MUITA DOR
AH! AH! AH! OH!
OH! OH!
ELE TRAZ É MUITA DOR
ETAPA 3
-Lendo e aprendendo:
• O que é a Dengue?
• O que é Dengue hemorrágica?
• Quanto tempo duram os sintomas da Dengue?
-Historia em quadrinhos: Pedrinho e Chiquita “
Combatendo o Aedes Aegypti”
Avaliação: Participação nas atividades propostas,
debates, teatros e elaboração de cartazes, relatórios.
Situação de aprendizagem “Dengue” Ciências 5ºSérie/ 6º Ano
ResponderExcluirTempo Previsto: 6 aulas
Conteúdos e temas: De onde vem e como é o Aedes Aegypti e como ocorre sua transmissão.
Competências e habilidades: Identificar as doenças humanas transmitidas por água contaminada e as formas de preveni-las, conhecer essa doença em seu meio, identificar as formas de contagio e prevenção, assim como os sinais, sintomas e cuidados básicos para a cura.
Estratégias de ensino: Aulas expositivas, relatórios, debates, teatros e relatórios.
Recursos: Lousa e giz, folhas de cartolina, canetas coloridas, imagens, músicas, internet, tesoura, cola, régua.
Sondagem: Perguntar aos alunos sobre seus conhecimentos sobre o mosquito Aedes Aegypti, de onde ele vem e como ocorre sua transmissão.
Problematização: O trabalho com o meio ambiente deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiência e ensinar-lhes formas de participação, para que possam ampliar a consciência sobre questões relativas ao meio ambiente e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados á sua proteção e melhoria.
Promover a participação dos alunos na organização de suas experiências de aprendizagem, dando-lhes a oportunidade de tomar decisões e aceitar suas consequências.
Estabelecer para os alunos de todas as idades, uma relação entre a sensibilização ao meio ambiente, a aquisição de conhecimentos, atitude para resolver os problemas e a clarificação de valores, procurando, principalmente, sensibilizar os mais jovens para os problemas causados pela Dengue na sua própria comunidade.
Etapa 1
- Palestra – Tema: O mosquito transmissor da Dengue.
-Brincando e aprendendo: Confecção de cartazes (espalhar pela escola e locais de maior acesso: bares, lojas, pontos de ônibus , próximos à escola).
- Estudo do texto: De onde vem e como é o Aedes Aegypti.
Etapa 2
- Cantando e aprendendo: Ciclo de vida da Dengue - “Melô do mosquito dengoso”
MELÔ DO MOSQUITO DENGOSO
Melodia: “ A barata diz que tem”
O MOSQUITO DIZ QUE QUER
COM UM BEIJO LHE AGRADAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE QUER LHE ATACAR
AH! AH! AH! OH! OH! OH!
ELA QUER LHE ATACAR!
O MOSQUITO DIZ QUE VAI
UM DIA LHE CONQUISTAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE QUER É LHE MATAR
AH! AH! AH! OH! OH! OH!
ELA QUER É LHE MATAR
ESSA FÊMEA TÃO LEVADA
DIZ QUE N’ÁGUA VAI BRINCAR
É MENTIRA DA VAMPIRA
ELA VAI É PROCRIAR
AH! AH! AH! OH! OH! OH!
ELA VAI É PROCRIAR.
O MOSQUITO DIZ QUE A DENGUE
NÃO É NADA DE ASSUSTAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
NÃO DEIXE A FÊMEA BOTAR.
AH! AH! AH! OH! OH! OH!
NÃO DEIXE A FÊMEA BOTAR
SÓ DEZ DIAS É QUE GASTAM
OS OVINHOS PRÁ CHOCAR
FIQUE ESPERTO E SE CUIDE
PARA O MOSQUITO MATAR
HÁ! AH! AH! OH! OH! OH!
PARA O MOSQUITO MATAR
NOS PNEUS, GARRAFAS VELHAS
ÁGUA LIMPA E PARADA
LÁ ESTÁ O GRANDE PERIGO
A LARVINHA ESGANADA
AH! AH! AH! OH! OH! OH!
A LARVINHA ESGANADA!
O MOSQUITO DIZ QUE A DENGUE
VAI LHE DAR É MUITO AMOR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE TRAZ É MUITA DOR
AH! AH! AH! OH! OH! OH!
ELE TRAZ É MUITA DOR
ETAPA 3
-Lendo e aprendendo:
• O que é a Dengue?
• O que é Dengue hemorrágica?
• Quanto tempo duram os sintomas da Dengue?
-Historia em quadrinhos: Pedrinho e Chiquita “ Combatendo o Aedes Aegypti”
Avaliação: Participação nas atividades propostas, debates, teatros e elaboração de cartazes, relatórios.