Situação de Aprendizagem Encontro Presencial

Michelle Sarchis

Eixo: Ciências e tecnologia

Subtema: Energia no cotidiano e no sistema produtivo

Tempo previsto: 5 aulas

Público Alvo: 7ª série/8º ano

Objetivo:
Compreender como a energia elétrica chega até as nossas casas;
Observar aparelhos que faz uso da energia e seus respectivos gastos;
Perceber a possibilidade de economizar energia com pequenas atitudes.

Habilidades:
 Identificar diferentes formas de utilização de energia elétrica no cotidiano, na cidade e no país.
Classificar as tecnologias que utilizam eletricidade em função de seus usos.

Estratégias:
1ª Leitura do texto: Energia Elétrica
Texto Energia Elétrica

Os avanços tecnológicos dos últimos séculos se mostraram de extrema importância para a sociedade moderna. Equipamentos eletroeletrônicos, como computador, televisão, aparelhos de som, condicionadores de ar,
aquecedores e diversos outros equipamentos só existem graças à energia elétrica.
A descoberta das cargas elétricas por Tales de Mileto, na Grécia antiga, foi fundamental para a evolução tecnológica dos tempos modernos. A energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho. Essa forma de energia pode ser obtida através da energia química ou da energia mecânica. Através de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia elétrica.

2ª Análise do vídeo: Hidrelétrica: principal fonte de energia do Brasil
Vídeo: Hidrelétrica: principal fonte de energia do Brasil

Atividade:
1- Preencha a tabela referente aos aparelhos de sua residência
Aparelho
Modelo do Aparelho
Gasto (kw/h)
Televisão


Geladeira


Micro ondas


Computador


Vídeo Game


Chuveiro


Ferro de passar


Lavadora de roupas


Secador de cabelos



2- Construir um gráfico com os dados da tabela para visualizar os gastos dos aparelhos.

3- Escreva um texto relatando suas ideias em relação à construção de uma hidrelétrica ( impactos ambientais).

4- O que você faria para economizar energia elétrica em sua casa?

5- Socializar as ideias através de debates e cartazes.

3ª Avaliação: Será realizada através da análise do desempenho dos alunos na hora de pesquisar, trocar ideias com os colegas, montar os gráficos, e expor suas conclusões. Será no âmbito formativo do desenvolver da atividade.

Mayra,  Mariana e Maria Aparecida Pessoa Gonçalves Benvindo

Ciências – 6ª série/7º ano – Volume 3
Tema: Ciências e tecnologia
Situação de Aprendizagem: A tecnologia e os seres vivos
Esta Situação de Aprendizagem proporcionará aos alunos a oportunidade de conhecer alguns métodos de conservação e produção dos alimentos, com o uso de microrganismos.
Para isso, o trabalho será desenvolvido em etapas bem delimitadas. Em linhas gerais, após uma introdução, os alunos observarão um experimento e farão pesquisas bibliográficas. Com isso, serão trabalhadas competências e habilidades referentes à execução de uma pesquisa escolar e à organização e análise de dados e elaboração de relatórios e relatos orais.

Tempo previsto: 6 aulas.

Conteúdos e temas: Os microrganismos e o ambiente, sua relação com a produção e a conservação dos alimentos.

Competências e habilidades: Identificar e descrever a participação de microrganismos na conservação, deterioração de determinados alimentos (carne, leite, iogurte, etc.) com base na leitura de imagens ou em análise de resultados de experimentação; reconhecer procedimentos utilizados em casas ou residências para a conservação de alimentos a partir de ilustrações; procurar e selecionar fontes de pesquisa bibliográficas; localizar e reunir informações que tenham relação com a produção e conservação dos alimentos; analisar a pertinência das informações localizadas com base nas questões de interesse; emitir opiniões, com argumentos.

Estratégias de ensino: execução de atividade prática simples; exposição dialogada; proposição de orientação de pesquisas bibliográficas; orientações referentes à confecção de cartazes e de relatórios.

Recursos: livros; internet; folha de cartolina; canetas hidrográficas coloridas de ponta grossa; imagens de alimentos sendo produzidos ou em decomposição; tesoura; cola; régua; dois recipientes transparentes com tampa; pedaços de pão; alimentos colonizados por microrganismos; lousa e giz.

Avaliação:

Roteiro da Situação de Aprendizagem

Etapa 1 – Sondagem inicial e sensibilização
O primeiro momento desta Situação de Aprendizagem é exploratório. Para isso, você pode propor aos alunos uma tarefa a fim de diagnosticar a compreensão inicial a respeito do tema trabalhado. Nesse sentido, é interessante incentivar reflexões individuais, seguidas por uma grande síntese coletiva.
Com intuito de promover as reflexões, peça aos alunos que respondam às questões a seguir:
1.      Por que os alimentos estragam?
2.      Quanto tempo leva para que o alimento fique estragado?
3.      O que interfere nesse processo?
4.      Podem ser ingeridos os alimentos mofados?
5.      Existe diferença na conservação dos alimentos que ficam em ambiente resfriado?

Etapa 2 – A situação-problema
Realizar experimento para verificar o bolor no pão e propor a resolução deste problema: Por que o pão ficou embolorado? O que ocorreu?
Pedaços de pão de tamanhos semelhantes deverão ser utilizados, um deverá ser colocado em um recipiente fechado (transparente) e outro em recipiente aberto. A duração do experimento será de 20 dias.
As hipóteses para os resultados deverão ser anotadas.

Os alunos deverão observar diariamente o experimento e realizar relatos de resultados. Organizá-los em uma tabela facilitará a análise posterior.
Pão
Cor
Textura
Aparência
Cheiro
Recipiente I




Recipiente II




Etapa 3 – Elaboração de cartazes
            Algumas imagens devem ser levadas aos alunos, que deverão ser dispostos em grupos, para análise. Estas deverão ser agrupadas em alimentos que são facilmente estragados, ou não e locais de armazenamento.

Etapa 4 – Pesquisa bibliográfica
            As questões para nortear a pesquisa devem ser as mesmas da sensibilização. Vale lembrar que, além das perguntas citadas, cada grupo pode criar questões próprias.
            A primeira fonte de pesquisa deverá ser o livro didático adotado pela escola, mas é fundamental que os alunos não fiquem restritos a ele.

Etapa 5 – Discussão dos resultados
            Alguns alimentos colonizados por microrganismos devem ser oferecidos aos grupos para que eles descrevam o observado.
Por meio de um debate, os resultados e conclusões sobre o tema serão expostos. O professor deverá mediar às discussões.


Avaliação: Respostas, tanto orais quanto escritas, dos alunos para as questões de interpretação de imagens e de resultados experimentais; texto individual de divulgação dos resultados da pesquisa; participação nos grupos, bem como em anotações realizadas durante as aulas pelo professor.

Mirella Godoy

Situação de aprendizagem “Dengue” Ciências 5ºSérie/ 6º Ano

Tempo Previsto: 6 aulas

Conteúdos e temas: De onde vem e como é o Aedes Aegypti e como ocorre sua transmissão.

Competências e habilidades: Identificar as doenças humanas transmitidas por água contaminada e as formas de preveni-las, conhecer essa doença em seu meio, identificar as formas de contagio e prevenção, assim como os sinais, sintomas e cuidados básicos para a cura.
Estratégias de ensino: Aulas expositivas, relatórios, debates, teatros e relatórios.
Recursos: Lousa e giz, folhas de cartolina, canetas coloridas, imagens, músicas, internet, tesoura, cola, régua.
Sondagem: Perguntar aos alunos sobre seus conhecimentos sobre o mosquito Aedes Aegypti, de onde ele vem e como ocorre sua transmissão.

Problematização: O trabalho com o meio ambiente deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiência e ensinar-lhes formas de participação, para que possam ampliar a consciência sobre questões relativas ao meio ambiente e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados á sua proteção e melhoria.
Promover a participação dos alunos na organização de suas experiências de aprendizagem, dando-lhes a oportunidade de tomar decisões e aceitar suas consequências.
Estabelecer para os alunos de todas as idades, uma relação entre a sensibilização ao meio ambiente, a aquisição de conhecimentos, atitude para resolver os problemas e a clarificação de valores, procurando, principalmente, sensibilizar os mais jovens para os problemas causados pela Dengue na sua própria comunidade.

Etapa 1
- Palestra – Tema: O mosquito transmissor da Dengue.
-Brincando e aprendendo: Confecção de cartazes (espalhar pela escola e locais de maior acesso: bares, lojas, pontos de ônibus , próximos à escola).
- Estudo do texto: De onde vem e como é o Aedes Aegypti.

Etapa 2
- Cantando e aprendendo: Ciclo de vida da Dengue - “Melô do mosquito dengoso”


MELÔ DO MOSQUITO DENGOSO
Melodia: “ A barata diz que tem”
O MOSQUITO DIZ QUE QUER
COM UM BEIJO LHE AGRADAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE QUER LHE ATACAR
AH! AH! AH! OH! OH! OH!

ELA QUER LHE ATACAR!
O MOSQUITO DIZ QUE VAI
UM DIA LHE CONQUISTAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE QUER É LHE MATAR
AH! AH! AH! OH! OH! OH!

ELA QUER É LHE MATAR
ESSA FÊMEA TÃO LEVADA
DIZ QUE N’ÁGUA VAI BRINCAR
É MENTIRA DA VAMPIRA
ELA VAI É PROCRIAR
AH! AH! AH! OH! OH! OH!

ELA VAI É PROCRIAR.
O MOSQUITO DIZ QUE A DENGUE
NÃO É NADA DE ASSUSTAR
É MENTIRA DO MOSQUITO
NÃO DEIXE A FÊMEA BOTAR.
AH! AH! AH! OH! OH! OH!

NÃO DEIXE A FÊMEA BOTAR
SÓ DEZ DIAS É QUE GASTAM
OS OVINHOS PRÁ CHOCAR
FIQUE ESPERTO E SE CUIDE
PARA O MOSQUITO MATAR
HÁ! AH! AH! OH! OH! OH!

PARA O MOSQUITO MATAR
NOS PNEUS, GARRAFAS VELHAS
ÁGUA LIMPA E PARADA
LÁ ESTÁ O GRANDE PERIGO
A LARVINHA ESGANADA
AH! AH! AH! OH! OH! OH!

A LARVINHA ESGANADA!
O MOSQUITO DIZ QUE A DENGUE
VAI LHE DAR É MUITO AMOR
É MENTIRA DO MOSQUITO
ELE TRAZ É MUITA DOR
AH! AH! AH! OH! OH! OH!
ELE TRAZ É MUITA DOR

ETAPA 3
-Lendo e aprendendo:
• O que é a Dengue?
• O que é Dengue hemorrágica?
• Quanto tempo duram os sintomas da Dengue?
-Historia em quadrinhos: Pedrinho e Chiquita “ Combatendo o Aedes Aegypti”

Avaliação: Participação nas atividades propostas, debates, teatros e elaboração de cartazes, relatórios.




Um comentário:

  1. Situação de aprendizagem “Dengue” Ciências 5ºSérie/ 6º Ano
    Tempo Previsto: 6 aulas
    Conteúdos e temas: De onde vem e como é o Aedes Aegypti e como ocorre sua transmissão.
    Competências e habilidades: Identificar as doenças humanas transmitidas por água contaminada e as formas de preveni-las, conhecer essa doença em seu meio, identificar as formas de contagio e prevenção, assim como os sinais, sintomas e cuidados básicos para a cura.
    Estratégias de ensino: Aulas expositivas, relatórios, debates, teatros e relatórios.
    Recursos: Lousa e giz, folhas de cartolina, canetas coloridas, imagens, músicas, internet, tesoura, cola, régua.
    Sondagem: Perguntar aos alunos sobre seus conhecimentos sobre o mosquito Aedes Aegypti, de onde ele vem e como ocorre sua transmissão.
    Problematização: O trabalho com o meio ambiente deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiência e ensinar-lhes formas de participação, para que possam ampliar a consciência sobre questões relativas ao meio ambiente e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados á sua proteção e melhoria.
    Promover a participação dos alunos na organização de suas experiências de aprendizagem, dando-lhes a oportunidade de tomar decisões e aceitar suas consequências.
    Estabelecer para os alunos de todas as idades, uma relação entre a sensibilização ao meio ambiente, a aquisição de conhecimentos, atitude para resolver os problemas e a clarificação de valores, procurando, principalmente, sensibilizar os mais jovens para os problemas causados pela Dengue na sua própria comunidade.
    Etapa 1
    - Palestra – Tema: O mosquito transmissor da Dengue.
    -Brincando e aprendendo: Confecção de cartazes (espalhar pela escola e locais de maior acesso: bares, lojas, pontos de ônibus , próximos à escola).
    - Estudo do texto: De onde vem e como é o Aedes Aegypti.
    Etapa 2
    - Cantando e aprendendo: Ciclo de vida da Dengue - “Melô do mosquito dengoso”


    MELÔ DO MOSQUITO DENGOSO
    Melodia: “ A barata diz que tem”

    O MOSQUITO DIZ QUE QUER
    COM UM BEIJO LHE AGRADAR
    É MENTIRA DO MOSQUITO
    ELE QUER LHE ATACAR
    AH! AH! AH! OH! OH! OH!

    ELA QUER LHE ATACAR!
    O MOSQUITO DIZ QUE VAI
    UM DIA LHE CONQUISTAR
    É MENTIRA DO MOSQUITO
    ELE QUER É LHE MATAR
    AH! AH! AH! OH! OH! OH!

    ELA QUER É LHE MATAR
    ESSA FÊMEA TÃO LEVADA
    DIZ QUE N’ÁGUA VAI BRINCAR
    É MENTIRA DA VAMPIRA
    ELA VAI É PROCRIAR
    AH! AH! AH! OH! OH! OH!

    ELA VAI É PROCRIAR.
    O MOSQUITO DIZ QUE A DENGUE
    NÃO É NADA DE ASSUSTAR
    É MENTIRA DO MOSQUITO
    NÃO DEIXE A FÊMEA BOTAR.
    AH! AH! AH! OH! OH! OH!

    NÃO DEIXE A FÊMEA BOTAR
    SÓ DEZ DIAS É QUE GASTAM
    OS OVINHOS PRÁ CHOCAR
    FIQUE ESPERTO E SE CUIDE
    PARA O MOSQUITO MATAR
    HÁ! AH! AH! OH! OH! OH!

    PARA O MOSQUITO MATAR
    NOS PNEUS, GARRAFAS VELHAS
    ÁGUA LIMPA E PARADA
    LÁ ESTÁ O GRANDE PERIGO
    A LARVINHA ESGANADA
    AH! AH! AH! OH! OH! OH!

    A LARVINHA ESGANADA!
    O MOSQUITO DIZ QUE A DENGUE
    VAI LHE DAR É MUITO AMOR
    É MENTIRA DO MOSQUITO
    ELE TRAZ É MUITA DOR
    AH! AH! AH! OH! OH! OH!
    ELE TRAZ É MUITA DOR

    ETAPA 3
    -Lendo e aprendendo:
    • O que é a Dengue?
    • O que é Dengue hemorrágica?
    • Quanto tempo duram os sintomas da Dengue?


    -Historia em quadrinhos: Pedrinho e Chiquita “ Combatendo o Aedes Aegypti”

    Avaliação: Participação nas atividades propostas, debates, teatros e elaboração de cartazes, relatórios.

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